quinta-feira, 11 de maio de 2023

Carambeí, a pequena Holanda...

 



Você conhece Carambeí? Se não, você precisa conhecer... Localizada no interior do estado do Paraná, seus lindos campos estão sempre verdes, exceto durante o inverno, quando a temperatura cai abaixo de 0º e a geada cobre a relva. 




Não importa a época, Carambeí tem diversão tanto para o verão quanto no inverno. Chamada carinhosamente de "Pequena Holanda", no passado existia apenas um vilarejo e a Fazenda Carambehy. Esse nome tem origem na língua indígena tupi-guarani e significa "rio das tartarugas". 

 


Em meados do século 19 a fazenda foi adquirida pela Empresa Ferroviária “Brazil Raikway Company”, que promoveu sua divisão em lotes visando a colonização europeia. 

A partir de 1911 chegaram os primeiros imigrantes, principalmente os holandeses, que estabeleceram uma forte ligação com a agricultura e a pecuária, dando origem à fábrica de Laticínios Batavo, hoje chamada Cooperativa Frisia. 

Em 1925 foi fundada a Frísia, que é a cooperativa de produção mais antiga do Paraná e a segunda do Brasil, fruto do pioneirismo dos imigrantes holandeses. 



Parques, museus e monumentos retratam a história e a cultura de seus colonizadores. Símbolo da imigração holandesa na cidade, no Moinho do Artesão está a Associação dos Artesãos, onde são comercializadas peças artesanais, doces e as famosas bolachas holandesas. 



Parque Histórico Carambeí

Em memória dos imigrantes que colonizaram a região, em 2011 foi criado o Parque Histórico, que reproduz o estilo arquitetônico e a vida do colono no início do século 20.  



Localizado na área rural de Carambeí é considerado como um dos maiores museus a céu aberto do Brasil. Em sua área de 100.000 m² está a réplica de uma vila de colonos da época da colonização. 



A Vila história é composta de 16 construções em madeira, rodeada por gramados, belos jardins e um parque ecológico, inspirado no estilo do holandês Zaanse Schans. 



Cada casa na vila tem uma temática distinta e cada espaço contém objetos que visam resgatar o período de formação da colônia. 



A capelinha marca uma das laterais da vila. Há também uma estação de trem, uma escola, um moinho, um estábulo e outras construções. 


Estação de trem

Vila histórica

Casa do Colono


O cotidiano dos colonos

Celeiro

Escola


Fábrica de laticínios



Além da Vila Histórica, há ainda o Centro Cultural Amsterdã, o Centro de Exposições, o Museu de Máquinas Agrícolas, o Parque das Águas e a Casa da Memória. 



O Museu do Trator faz parte da ala da Casa da Memória. O acervo é composto por tratores antigos. São 2 galpões repletos de raridades que mostram a evolução das máquinas agrícolas desde o ano de 1911.  




Arados, semeadeiras, plantadeiras e demais maquinários para colheita e ferramentas retratam o cotidiano de trabalho dos imigrantes. 




O Parque das Águas retrata as paisagens holandesas alagadas com seus moinhos de vento. O conjunto arquitetônico contém uma vila de casas típicas do interior da Holanda.




Essa ala destaca as habilidades usadas pelos holandeses para usar os recursos hídricos. Um lago artificial emoldura a paisagem, com pontes, represas e uma habitação sobre a água.



Vila holandesa


Uma vila que exalta a importância da coleta seletiva do lixo.


Ponte levadiça




Restaurante e confeitaria Koffiehuis 

Dentro do parque, o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante oferece gastronomia típica holandesa e indonésia, em um espaço aconchegante. A confeitaria funciona durante a semana e o restaurante somente aos sábados, domingos e feriados.



Casa da Memória

A Casa da Memória fica dentro do Restaurante Koffiehuis. Um estábulo construído em 1946 foi reformado e conta um pouco da história das primeiras famílias holandesas que chegaram na região.



No primeiro andar, uma maquete ilustra a antiga Colônia Carambehy, destacando as principais atividades das pessoas, que giravam principalmente em torno da agropecuária. No segundo piso está uma amostra do antigo vilarejo de Carambeí.



Em datas especiais acontecem no Parque peças teatrais interativas e apresentações folclóricas dentro da vila histórica. Os dançarinos se vestem conforme os costumes holandeses, inclusive usando os tamanquinhos holandeses. 



Festival de Tortas

Uma boa época para visitar a cidade é durante suas várias festas, quando é possível deliciar as doçuras de Carambeí. Uma dessas festas é o Festival de Tortas, quando são encontradas as mais deliciosas receitas, ao melhor estilo holandês e tantas outras. 



No período do natal acontece a tradicional Festa de São Nicolau ou SinterKlaas em holandês. O Parque Histórico recebe uma decoração iluminada, que o transforma num clima mágico... 



Het Dorp, um vilarejo holandês

Parece sonho, mas não é. Esses são os campos de lavanda de Carambeí. Localizado bem próximo ao Parque Histórico, o Het Dorp é um vilarejo holandês que proporciona momentos muito aromáticos.




Tudo começou com Jan Los, que chegou no Brasil em 1912.  Proveniente de um vilarejo perto de Roterdã na Holanda, ele foi pioneiro na colônia holandesa, que produzia queijos artesanais.




 A produção cresceu e hoje a propriedade de Jan Loz já alcançou a 5ª geração. Na lojinha de queijos há muitos sabores e variedades.




Pensando no desenvolvimento turístico da região, em 2019 a família começou a produzir a Lavandula Angustifolia "Ellagance Purple", desenvolvida pela Kieft Seeds da Holanda. 




Para dar mais charme ao turismo rural, a família projetou um pequeno vilarejo holandês que foi inaugurado em abril de 2022. Também investiram em uma loja com produtos de lavanda e uma confeitaria, bem ao estilo holandês.




O projeto do vilarejo prevê expandir o local e instalar um tradicional moinho, mas já está em pleno funcionamento e recebe muitos turistas. Com belos cenários, esse é o lugar perfeito para fazer fotos, mas também piqueniques, que devem ser previamente agendados.



Orquidário Taman Batoe

Carambeí é um lugar agradável, que oferece também uma culinária saborosa. Um lugar extraordinário é a bela casa de pedras, que tem ao fundo a beleza dos Campos Gerais. 

Seus  proprietários realizaram o sonho de construir uma casa sobre um jardim de pedras, chamado em indonesiano: "Taman Batoe". Esse é o nome do Orquidário e Cactário, onde encontram-se centenas de espécies nativas e exóticas. 



No local encontra-se o melhor da culinária da Indonésia, que é uma explosão de sensações visuais, olfativas e gustativas, que fica ainda mais bonita ao fim da tarde, quando o sol se põe. O crepúsculo, visto da casa, torna o local perfeito para encerrar um roteiro no final da tarde, admirando a paisagem do alto de um vale...


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores