quinta-feira, 15 de junho de 2023

Holambra, a cidade das flores / parte 2

 




Expoflora


Além de ser a maior produtora de flores em solo brasileiro, Holambra é também a anfitriã da maior exposição de flores da América Latina. Realizada anualmente durante o mês de setembro, a Expoflora está instalada em um parque enorme. 







Durante o evento são montados vários ambientes, tais como u8m shopping de flores, um shoppings de variedades, lojinhas de lembranças, um museu, um minissítio, mostra de paisagismo e exposição de arranjos florais. vide site www.expoflora.combr 

Na Mostra de paisagismo há vários ambientes montados. Um momento muito esperado é a chuva de 150 quilos de pétalas que são jogadas sobre o público que aguarda no gramado. Dizem ser provenientes de 18.000 rosas, o que parece um grande desperdício.







Fotos da Holanda e objetos relembram o país europeu. Nos corredores do parque, muitas flores e cenários para fotos e pequenos palcos são preparados para apresentações. Chama atenção dezenas de tamanquinhos holandeses, chamados de klopen, dependurados nas árvores.

Nas fofas casinhas típicas há lembrancinhas dos mais diversos tipos. Ímãs de geladeira, chaveiros, enfeitezinhos, camisas, canecas, bonés e, claro, os tamancos de madeira, feitos artesanalmente na Holanda.  






Muitos restaurantes se fazem presentes, assim como há muitos Food trucks e quiosques. Para os mais exigentes alguns restaurantes servem a la carte ou churrasco. As vitrines de doces são irresistíveis.

Também é uma boa oportunidade de conhecer bons restaurantes, como o The Old Dutch, um restaurante típico holandês. O cardápio tem muitas receitas típicas, sendo um dos mais pedidos o "Frikandell", um croquete de carne mista recheado com cebola crua e uma saladinha. 





 
Para a sobremesa, há uma torta de maçã servida com sorvete de creme. Uma delícia. E para beber, naturalmente a cerveja artesanal holandesa Christoffel. 

Também são disponibilizados, banheiros, fraldários, bebedouros etc. Fora do período em que é realizado o evento, ainda é possível visitar o local, mas apenas para fazer fotos de algumas estruturas. 






Campos de Flores


Quem quiser conhecer os campos de flores deve contratar um tour com alguma agência, que usa uma van para fazer um pequeno city tour pelos campos floridos e contam a história da cidade. 






Um desses campos está na Fazenda Macena Flores e outro no Bloemen Park. Há também outros que oferecem visitas gratuitas, porém devem ser consultado com antecedência.






Holambra possui quase 40 km2 dedicados às plantações de flores. Geralmente o passeio tem duração de 01h30 e passa por duas propriedades diferentes. Os tipos de flores que você vai conhecer dependerá do mês do ano, pois as variedades são sazonais. 

A mesma variedade de flores é plantada em momentos diferentes, por isso a produção contínua durante boa parte do ano. Como esses passeios incluem visitas às estufas, que geralmente são úmidas e quentes, é melhor evitar esses passeios na época do verão. 





Orquídea Azul

No Brasil a orquídea azul é produzida em Holambra. A técnica para conseguir essa tonalidade foi aperfeiçoada e patenteada pelo engenheiro agrônomo Marcos Alexandre, que tem um sitio em Holambra.  







Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores