terça-feira, 26 de outubro de 2010

Amarantina, a cidade das miniaturas



A caminho de Ouro Preto está Amarantina, uma pequena cidadezinha de Minas Gerais por onde passaram tropeiros em busca de ouro. A cidade cresceu a partir de 1700 por aqueles que se sentiram atraídos por seu clima agradável propiciando a criação de hortas e animais.
A igreja de 1768, toda construída em pedras no topo do morro, é o cartão postal da cidade.

O nome e a aparência da cidade provém da região de Amarante em Portugal, que foram preservados em suas características de época e tradições. Uma das tradições é a cavalhada na festa do padroeiro que acontece em 22 e 23 de setembro. A cavalhada é uma representação teatral de procedência portuguêsa, que retrata mouros e cristãos em luta pela disputa da mão da princesa Florípedes. Vestidos a caráter, os atores interpretam Carlos Magno e os demais personagens.





Uma atração imperdível de Amarantina é o Museu das Reduções, uma genuína expressão de talento e arte. A obra é uma iniciativa idealizada e realizada durante 27 anos pelos irmãos Vilhena, Ênio, Décio, Evangelina e Sylvia.

O Museu tem em seu acervo verdadeiras relíquias da arquitetura brasileira e monumentos históricos reproduzidos em escala reduzida, usando os mesmos materiais das construções originais que são feitos um a um pelos artistas. São várias réplicas de arquitetura barroca e moderna, que retratam com perfeição em seus mínimos detalhes as construções de 5 séculos da história brasileira.

















Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores