segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Serra da Moeda, a rampa do voo livre



A 45 km de Belo Horizonte, a Serra da Moeda reserva uma das mais lindas paisagens de Minas Gerais. A série de montes se estende desde a cidade de Moeda até as cidades de Brumadinho, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto. Estudiosos afirmam que na época colonial existiu na serra a primeira fábrica clandestina de dinheiro no Brasil, por isso recebeu o nome de Serra da Moeda.



 
 


Localizada na Cordilheira do Espinhaço, a serra possui mais de 1700 metros de altitude tendo no alto as rampas de voo livre e voo de balão. Esse é o local de realização da Copa Minas de Voo Livre, que é um dos principais eventos da categoria no Brasil e atrai pilotos de parapente e asa delta de diversos lugares do mundo. Quem prefere aventurar-se pelas trilhas, eventualmente pode desfrutar das atividades como cavalgadas e passeio de balão.







Na encosta, de um lado estendendo por todo vale estão os condomínios residenciais de luxo, com suas pequenas estradas entre matas e cachoeiras. Do outro lado da encosta está a Lagoa dos Ingleses junto ao luxuoso Condomínio Alphaville. A Serra da Moeda é um bom passeio para o final de semana, mas também para descansar por vários dias. Com várias pousadas, na encosta pode-se hospedar  em chalés com vista panorâmica, seja para o estilo mochileiro, seja para quem prefere acomodações de luxo.  



 Quem se aventura pelas estradas da serra encontra no Restaurante Rancho do Peixe um lugar para petiscar junto às árvores, em bancos rústicos com cobertura de sapé. No topo da serra está o luxuoso e aconchegante Restaurante Topo do Mundo, com ambiente de lareira e onde se pode degustar petiscos, massas e vinhos apreciando a linda vista do vale. Nas noites de verão, o pessoal que gosta de observar as estrelas aparece por lá com suas lunetas. E quem quiser pode deitar na relva e sentir o tapete de estrelas, que parece estar bem pertinho quando se está no topo da serra. 
 

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores