terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caldas Novas, a cidade da agua quente natural



Há 600 milhões de anos um vulcão expelia lavas incandescentes, cinzas e gases. Com o passar do tempo, o vulcão foi se extinguindo e a erosão provocada pelas chuvas e pelo vento, foi corroendo as bordas da cratera até aterrá-la completamente.

O calor e a pressão interna fizeram expelir vapores de água formando os Geisers e finalmente passaram a jorrar água quente. Por volta de 1700 os sertanistas que andavam naquela região descobriram as fontes de água quente, as fontes termais de maior vazão no mundo.




 


Hoje, a cratera do vulcão é a Serra de Caldas formando o complexo turístico do Rio Quente, Pirapitinga com sua lagoa Quente e Caldas Novas. O fenômeno das águas quentes decorre de características geológicas e topográficas, e são aquecidas com o calor proveniente do interior da Terra, em camadas profundas da crosta terrestre.

A primeira casa de banho com as águas quentes de Caldas Novas surgiu em 1910 quando o Major Victor de Ozeda a construiu para seus familiares e amigos, e funcionava onde hoje é o Balneário Municipal. As instalações de madeira tinham apenas duas banheiras. Foi um sucesso e o número de convidados aumentava.

Dez anos depois os herdeiros construiram o primeiro balneário público com cinco banheiras, que deu origem 44 anos depois ao empreendimento Estância Thermas do Rio Quente. Caldas Novas tem a maior estância e balneário hipertermal do Mundo e as águas que brotam do chão tem temperaturas que variam de 20° a 60°.







E foi assim Caldas Novas se tornou um dos mais importantes polos turísticos de Goiás, com estrutura hoteleira desde as mais simples até as mais sofisticadas. Alguns hotéis oferecem piscinas termais para seus hóspedes, mas a maior diversão está mesmo no Resort que tem acquaride, uma descida na correnteza do Rio Quente, que propicia desfrutar uma bela paisagem nas águas cristalinas e banhos de cachoeira.
Quem gosta de esportes radicais, no Resort tem o Hot Fly, uma tirolesa que larga do alto de um paredão com 20 metros e mergulho no Lago Quente. O Cascading é uma descida de 8m com cordas que acompanham o leito do rio. O sky Venture permite um passeio aéreo num mini-teleférico sobre o leito do rio. E quem quiser, pode mergulhar junto dos peixes, passear de caiaque ou curtir as piscinas com ondas.


 
 

O Resort oferece o conforto do bar molhado, que são bares dentro das piscinas ou do bar e restaurante seco, que ficam às margens do lago. Além disso, garçons transitam por todo o parque atendendo ao pedido de seus clientes. Basta apresentar uma espécie de cartão de crédito recebido na entrada.

O pequeno cartão dispensa carregar dinheiro dentro do r
esort e todas as despesas são diretamente enviadas para a conta do hóspede. Quem não estiver hospedado no resort tem a opção de passar apenas o dia, pagando apenas uma pequena taxa e os consumos apenas na saída.



Em Caldas Novas, um dos pratos característicos é a Galinhada com pequi, um fruto típico do cerrado de Goiás. Com perfume e sabor inconfundível, o pequi é também é usado na produção de licor, sorvete, doces e outras iguarias. Outro prato é o Empadão Goiano recheado com frango, temperos e guariroba, um tipo de palmito da região.


 

O Jardim Japonês de Caldas Novas tem uma simbologia oriental aplicada a cada detalhe, por isso
um guia faz a interpretação de cada detalhe do jardim. O chafariz da tartaruga representa a longevidade e tranquilidade. As tamareiras representam os amigos. Os cactos representam os inimigos disfarçados. Na cultura oriental, o jardim é usado como espaço de reflexão para se alcançar o equilíbrio interior.




O Parque da Lagoa Quente ou Lagoa de Pirapitinga é um dos pontos turísticos mais bonitos de Caldas Novas, onde os turistas encontram toda infraestrutura de camping. A temperatura da água pode chegar a 50 graus. Uma atração é o Poço do Ovo, onde a água de 57 graus C pode cozinhar um ovo em apenas 3 minutos.

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas foi criado para proteger as nascentes das águas termais de Caldas Novas e Rio Quente. Existem trilhas para caminhadas que propiciam paisagens deslumbrantes, como os paredões de pedras e quedas d’água.


2 comentários:

Luidson disse...

Olá boa noite, tenho um excelente Flat em Caldas Novas GO, e o loco para temporada, confiram as fotos, lugar maravilhoso e muita água quente, abraços... http://www.casaferias.com.br/imovel/104056

Heloisa Juncal disse...

Por favor qual o nome deste Resort ?

Obrigada

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores