quinta-feira, 26 de maio de 2011

Domingos Martins, a cidade mais romântica do Brasil



Em Domingos Martins está o Parque Estadual da Pedra Azul criado para proteger um conjunto de valores naturais onde se destaca a Pedra do Lagarto, uma formação de granito e gnaisse a 1.800 metros de altura, unida à Pedra Azul que pode ser vista na BR-262.


 




A pedra Azul, um grande rochedo que muda de cor por conta de liquens, é o cartão postal de Domingos Martins. O parque está no distrito de Pedra Azul do Aracê, região que tem o 3° melhor clima do mundo.
 
Os terrenos ao redor do parque que a 20 anos atrás ninguem quis ocupar gratuitamente, hoje estima-se que tenham um valor de R$ 5 milhões, onde estão alguns dos melhores hotéis do estado.
É chamada de Pedra Azul porque, dependendo da incidência de luz solar, a pedra pode mudar de cor ficando as vezes azul, as vezes verde, as vezes amarela, porém a maior parte do tempo Branca acinzentada.

A Pedra Azul muda de cor 36 vezes por dia. As andorinhas de Colar Branco, que migram para região durante o inverno, quando a temperatura na região está quase a 0°C, fazem suas tocas e se reproduzem em cavernas na Pedra Azul.






A Pedra das Flores leva esse nome devido às flores do lugar: bromélias, orquídeas e samambais, com uma diversidade incomparável de espécies. No parque, lagos, cachoeiras e piscinas naturais são de águas limpas e cristalinas. As casinhas com ares europeus e a calmaria do local, dão o clima de sossego à cidade que foi eleita como " a cidade mais romântica do Brasil" num concurso da revista Viaje Aqui.









Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores