segunda-feira, 4 de julho de 2011

Aracaju, terra do sossego



Cidade aconchegante, de gente alegre e hospitaleira, Aracaju é o destino do sossego, da paz e da tranquilidade. É um lugar para descansar. Aracaju significa cajueiro dos papagaios: ará = papagaio e acayú = fruto do cajueiro. Existem outras versões mas essa é a mais conhecida.

O centro da cidade, de ruas limpas e ajardinadas, é opção para os passeios
tranquilos e sem pressa. A cidade é apontada como a capital com menor desigualdade do nordeste brasileiro. Com os hábitos de vida mais simples e saudáveis do Brasil, Sergipe é também a capital que tem o menor índice de fumantes.





Construída numa área de pântanos e charcos, Aracaju foi fundada em 1855. Com um perfeito planejamento urbano,
todas as ruas estão geometricamente traçadas como um tabuleiro de xadrez e direcionadas para as margens do Rio Sergipe. Numa época em que as cidades eram construídas adaptando-se às condições topográficas naturais, Sergipe se tornou uma das primeiras cidades planejadas.





A capital sergipana nasceu na Colina de Santo Antônio de onde se pode apreciar um dos mais belos espetáculos da
natureza: o encontro do Rio Sergipe com o Oceano Atlântico. A colina foi o primeiro aglomerado urbano da cidade e de onde se pode ter uma vista panorânica de Aracaju e da Ilha Santa Luzia. No seu ponto mais alto está a Igreja de Santo Antônio. O Mirante 13 de julho também tem uma vista panorâmica da Ilha de Santa Luzia e do manguezal do rio Sergipe.







O Centro histórico leva a um retorno do passado através de seus monumentos, como a Catedral Metropolitana, a Igreja
de São Salvador, casarões, o Palácio Olímpio Campos e a praça Fausto Cardoso - mais antiga da capital.

A Ponte do
Imperador é um ancoradouro que foi construído em 1859 para desembarque do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Teresa Cristina que visitaram Sergipe em 1860.

Os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz que foram transformados em centros de cultura e lazer, o Parque Teófilo Dantas com sua feira de artesanato e o Centro de Turismo e Museu de Artesanato são opções turísticas imperdíveis.








A Orla de Atalaia é um dos cartões postais da cidade. A Av. Santos Dumont com 6 km de extensão é toda equipada para o
lazer. Com iluminação especial, permite banhos de mar noturnos. É ali que se concentram os bares e restaurantes, o point da vida noturna sergipana. A maior atração da Orla de Atalaia é o oceanário, com diversas espécies marinhas, incluindo o Projeto Tamar.







Entre mangues, rios e o oceano Atlântico, as paisagens são deslumbrantes, uma beleza quase selvagem com boa
infra-estrutura. No litoral sul estão as praias mais encantadoras, como a Praia de Aruana, Praia do Robalo, Praia dos Náufragos, Praia do Refúgio e Praia do Mosqueiro, Praia do Saco, Abaís, Atalaia Nova, Praia dos Artistas, Pirambu e Coroa do Meio.

Na Praia de Atalaia estão os melhores hotéis, restaurantes e quiosques bacanas. Com uma sequência de bares na orla de
Atalaia, a especialidade é o caranguejo, além dos outros frutos do mar. O pedido mais popular é o caranguejo cozido em água e sal, que vem com uma pequena prancha de mármore e um martelinho de madeira para abrir as patas do caranguejo. Depois é só temperar com umas gotinhas de limão.







O gosto pelo caranguejo tem até um local especial: a Passarela do Caranguejo, onde tem várias iguarias de caranguejo: casquinhas, patinhas a milanesa, moquecas, pasteis, empadas etc. Outra tradição da passarela são vendedores de amendoim e de castanhas. Equilibrando sacos imensos sobre a cabeça, os ambulantes oferecem o produto e fazem brincadeiras com seus supostos poderes afrodisíacos.



A Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, também conhecida popularmente como Ponte Aracaju Barra ou Ponte Zé Peixe, liga a capital a Barra dos Coqueiros onde a Praia de Atalaia Nova é o point dos finais de semana.

Com bons restaurantes
à beira mar, é ali que se pode apreciar os melhores caranguejos do nordeste. As praias da Costa e do Jatobá são apreciadas pelos amantes de esportes radicais. Sem obstáculos e com ventos constantes o litoral de Aracaju atrai os praticantes de Kite Surf.







Um dos bons passeios é o Cânion do Xingó a 200 km de Aracaju. O passeio acontece na parte represada do Rio São
Francisco e durante o passeio de barco pelos cânions, o turista pode desfrutar de mergulhos nas águas verdes e passear de canoa até um ponto extremo do cânion.

Ao final do passeio de barco, pode-se apreciar a culinária local que serve
comida típica da região, mas é necessário encomendar antes do passeio de barco. O Museu de Arqueologia conta a história da vida das pessoas que viveram na região na pré-história.

Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores