sábado, 9 de julho de 2011

Curitiba, a melhor qualidade de vida do Brasil



Curitiba, a capital do estado do Paraná, é considerada a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. Fundada em 1693 a partir de um pequeno povoado, a cidade é conhecida por suas ruas largas e foi considerada como uma área ecologicamente sustentável pela preocupação com o meio ambiente.

Chamada no passado de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passou a ser chamada de Curitiba em 1721. Desde aquela época a preocupação com a natureza e o meio ambiente eram visíveis e se tornou uma tradição que hoje é reconhecida internacionalmente.
 

Araucárias



Ipês floridos


A araucária é um símbolo do Paraná e o nome da capital deriva dos índios Guaranis: kur yt yba, que significa “grande quantidade de pinheiros ou pinheiral". Com muitas praças arborizadas, Curitiba é considerada entre as 15 cidades mais verdes do mundo. Dos diferentes tipos de plantas e flores tem destaque o ipês, que durante a floração no final do inverno enchem a cidade de cores.  

Unilivre


A Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre, uma sociedade civil sem fins lucrativos, é um espaço para transferência de conhecimentos sobre o meio ambiente e ecologia para a população.

É uma referência em estudos de preservação de ecossistemas economicamente sustentáveis. Inaugurada em 1992 com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, está encravada no Bosque Zaninelli. O bosque possui linda mata nativa, muitas espécies de aves e um lago com carpas.
 





Dentre os inúmeros parques, o Barigui é um dos maiores e o mais frequentado parque de Curitiba. Nos finais de semana é o ponto de encontro da população. Durante a semana é comum dar uma volta à beira do lago.
 
São muitas as opções de entretenimento e lazer no Barigui. Mesmo durante o inverno as pessoas saem para passear. A cidade tem um rigoroso inverno que pode chegar a 2ºC em dias mais frios. Frentes frias durante todo o ano trazem tempestades tropicais no verão e ventos frios no inverno, por isso o clima de Curitiba pode ter alterações drásticas em qualquer época do ano.  

Ópera de arame

A Ópera de arame é um dos principais cartões postais de Curitiba. Construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente, tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² onde acontecem as apresentações artísticas e culturais.

O cenário externo da Ópera de Arame permite apreciar a mata nativa, um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves. O Teatro Guaíra é um dos maiores e um dos mais importantes da América Latina.  
 






O Museu Oscar Niemeyer é conhecido como o Museu do Olho devido ao formato de sua construção. É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com diversos ambientes, auditório e espaço de lazer.
 
A Galeria 24 horas funciona realmente durante 24 horas. É a primeira desse estilo no Brasil, com opções de lazer, comércio e serviços a qualquer hora do dia ou da noite. É um ponto de encontro e entretenimento que tem um curioso relógio que marca intervalos de 24 horas.








 
Cidade de cultura eclética e fortemente influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses, japoneses, ucranianos além dos portugueses que foram os primeiros a ocupar a região e outros, a maioria dos curitibanos descendem de imigrantes. A influência dos imigrantes está na arquitetura, na gastronomia e nos costumes locais.

Uma grande quantidade de imigrantes italianos, provenientes das regiões do Trento e do Vêneto se
estabeleceram em 1875 principalmente no bairro Santa Felicidade, onde ainda hoje está o centro da grande comunidade italiana. Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições da cultura italiana.

Numa área muito arborizada, a Praça do Japão é uma homenagem à imigração japonesa em
Curitiba, que inclui o Portal Japonês e o Memorial da Imigração Japonesa. A praça segue as linhas tradicionais japonesas, com lago de carpas, cerejeiras do japão, museu e cerimônia do chá.





Curitiba é agradável e cheia de atrativos. São inúmeras praças e bosques que chamam atenção pelo paisagismo e o excelente estado de conservação. Suas inovações urbanísticas e moderno meio de transporte já serviram de modelo até para outros países.
A qualidade de vida de Curitiba se reflete também nos serviços prestados aos turistas. A linha Turismo de Curitiba possui um roteiro de 44 km para visita a 25 pontos turísticos de Curitiba, que inclui visitas aos museus, teatros, praças, parques e monumentos.






 

Um comentário:

Tito Garcez disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores