segunda-feira, 11 de julho de 2011

Palmas tem a maior praça pública do mundo



Capital do estado do Tocantins, a cidade de Palmas foi inaugurada em 1990 totalmente planejada. A cidade encanta turistas com suas largas avenidas e paisagismo bem elaborado. Logo depois de sua inauguração, muitas pessoas de diversas regiões do Brasil e do exterior foram para Palmas, atraídos pelas possibilidades de crescimento da nova capital, por isso é chamada de Capital das Oportunidades e do Futuro.






Situada no ponto central do Brasil, Palmas  tem várias belezas naturais e reservas ecológicas. A época do verão em Palmas acontece entre junho e agosto, ao contrário do que acontece em outras partes do Brasil quando é época do inverno. O verão de Palmas é muito quente e são as águas do Rio Tocantins que a refrescam.













A Praia do Prata, que é a maior e melhor, está sempre repleta de turistas no seu Bar Molhado, isso porque as mesas e cadeiras ficam dentro da água quente e transparente. A Graciosa é a praia de grande extensão de areia com uma estrutura inigualável.

A Ilha artifical Canela é formada no aterro de uma antiga captação de cascalho. Na ilha é possível usar a área de camping ou alugar uma barraca para pernoite. Também tem atracadouro para grandes embarcações e restaurante.

O Lago de Palmas foi formado pela construção da Usina hidrelétrica. Cercado pela Serra do lajeado, o lago abrange mais de 600 km quadrados e tem muitas árvores em suas margens, há a prática de esportes náuticos e acontecem as competições de canoagem, windsurf, jet ski, pesca e nado.




Praça dos Girassóis: A avenida Teotonio Segurado é a principal da cidade levando à Praça dos Girassóis que é considerada a maior praça pública do mundo. Localizada no eixo que marca as direções Norte, Sul, leste e Oeste, a praça de quase 600.000 metros quadrados.

Esse é o principal ponto turístico de Palmas onde se concentram os prédios públicos. No centro da praça está o Palácio do Governo Araguaia com 14.000 metros quadrados, além de uma cascata, relógio do sol, o cruzeiro, monumentos e pórticos. A rosa dos ventos que decora o piso faz referências às etnias indígenas do Tocantins.







Taquarussu: À noite a cidade parece uma miragem luminosa contrastando com a sombra tranquila da Serra do Carmo. Basta subir a
Serra do Carmo para encantar com a pequena Taquarussu. Com um clima de montanha e trilhas, são inúmeras cachoeiras e despenhadeiros de tirar o fôlego.

Taquarussu, a 30 km de Palmas, é conhecida como a região serrana de Palmas. Das encostas das serras aparecem 82 cachoeiras dos vários córregos e ribeirões que atravessam o vale, sendo as mais atraentes as cachoeiras do Roncador e do Escorrega macaco.

Da serra de Taquarussu tem-se a vista do vale onde está o Distrito de Pedro Paulo. O vilarejo recebeu o nome do seminarista Pedro Paulo que, em férias por Taquarussu, todas as tardes subia ao topo da serra e sobre uma pedra tocava saxofone e entoava canções que eram ouvidas em todo o vale.







O Parque Cesamar, um dos pontos verdes da cidade, tem pista de cooper, pista de skate, pista de bicicross, aparelhos de ginástica, bar, restaurante, piscina com cascata, trilha para caminhada e um lago formado pelo córrego Brejo Comprido.

O Pólo Ecoturístico da Serra do Lajeado é um mundo de aventuras e atrações ecológicas, com vários córregos e mais de 100 cachoeiras de águas cristalinas. A serra está também repleta de grutas, cavernas e sitios arqueológicos, trilhas e caminhadas, locais de escalada, parapente, montain bike e cavalgada.



Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores