Capital do estado do Tocantins, a cidade de Palmas foi inaugurada em 1990 totalmente planejada. A cidade encanta turistas com suas largas avenidas e paisagismo bem elaborado.
Localizada junto ao Rio Tocantins, logo após a sua inauguração muitas pessoas de diversas regiões do Brasil e do exterior foram para Palmas, atraídos pelas possibilidades de crescimento da nova capital, por isso é chamada de Capital das Oportunidades e do Futuro.
Localizada no eixo que marca as direções Norte, Sul, leste e Oeste, a praça de quase 600.000 metros quadrados. Esse é o principal ponto turístico de Palmas onde se concentram os prédios públicos.
No piso da praça está desenhado o mapa do Tocantins, porém a obra só pode ser vista do alto. O calçamento em pedra portuguesa, contornado pelos jardins, tem a formado território tocantinense.
O piso da praça também conta a história do Estado, pois apresenta painéis que remetem às etnias indígenas tocantinenses, representadas pelos povos Apinajé, Krahô, Xerente, Karajá, Javaé e Xambioá.
Além disso, o Brasão do Estado foi desenhado no piso da praça na ala sul do Palácio Araguaia. A frase escrita na faixa acima do brasão, "co yvy ore retama", significa "Esta terra é nossa" em tupi-guarani.
No centro da praça está o Palácio do Governo Araguaia com 14.000 metros quadrados, além de uma cascata, relógio do sol, o cruzeiro, monumentos, pórticos e desenhos nos pisos emblemáticos.
Com 571.000 metros quadrados, o complexo arquitetônico reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais, como o Palácio Araguaia (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário).
Nas alas leste e oeste da praça estão distribuídas as Secretarias de Governo. No espaço há praça de alimentação e atrativos que contam a história do povo tocantinense, com monumentos e obras de arte.
O Centro Geodésico do Brasil, marco que está simbolizado no centro da Rosa dos Ventos, está desenhado na entrada do Palácio Araguaia. O símbolo foi acrescido das referências das etnias indígenas do Tocantins que enriquecem sua beleza e assimetria.
O monumento ecumênico foi produzido em granito escuro e faz homenagem à liberdade de cultos e credos no Brasil. A escultura tem a forma de um homem com os braços estendidos sustentando ao céu a Bíblia Sagrada, onde se lê a escritura "Deus enviou seu filho não para condenar, mas para salvar o mundo" (João 3:17).
Memorial Coluna Prestes: Projetado por Oscar Niemayer, o Memorial é uma homenagem aos Tenentes de 22 e à marcha da Coluna Prestes, liderada por Luiz Carlos Prestes, pelo interior do Brasil, que passou por terras tocantinenses. Foram 25 mil km da maior marcha revolucionária da humanidade.
O monumento composto por 19 esculturas é uma homenagem ao levante do Forte de Copacabana, ocorrido no Rio de Janeiro em julho 1922. As esculturas, com dois metros de altura, homenageiam os heróis da revolta. Carregando a bandeira, à frente do grupo está a escultura que representa o tenente Siqueira Campos.
Monumento Súplica dos Pioneiros: Em frente ao Cruzeiro está o monumento 'Súplica dos Pioneiros'. Trata-se de um conjunto de esculturas de bronze que formam uma família e homenageiam os primeiros moradores que chegaram à capital do Estado e que ajudaram em sua construção.
Relógio do Sol : Considerado o maior relógio de sol horizontal do Brasil, o da Praça dos Girassóis possui seis metros de altura e sessenta metros de diâmetro.
Feito de pedras portuguesas, as linhas que indicam horas e meses são de cor preta. Observando as curvas, podemos perceber a diferença entre o tempo solar aparente e o tempo civil em relação a cada época do ano.
Durante a noite, o Relógio de Sol ganha outra função. Ao observar o céu, com a ajuda da haste do ponteiro podemos ver a movimentação da constelação do Cruzeiro do Sul, que gasta cerca de uma hora para girar em torno do eixo.
Inverno/verão de Palmas: Situada no ponto central do Brasil, Palmas tem várias belezas naturais e reservas ecológicas. Ao contrário do que acontece em outras partes do Brasil, a época do verão em Palmas acontece entre junho e agosto, O verão de Palmas é muito quente e as águas do Rio Tocantins refrescam.
A Graciosa é a praia de grande extensão de areia com uma estrutura inigualável. A Ilha artifical Canela é formada no aterro de uma antiga captação de cascalho.
Na ilha é possível usar a área de camping ou alugar uma barraca para pernoite. Também tem atracadouro para grandes embarcações e restaurante.
O Lago de Palmas foi formado pela construção da Usina hidrelétrica. Cercado pela Serra do lajeado, o lago abrange mais de 600 km quadrados e tem muitas árvores em suas margens, há a prática de esportes náuticos e acontecem as competições de canoagem, windsurf, jet ski, pesca e nado.
Taquarussu, a 30 km de Palmas, é conhecida como a região serrana de Palmas. Das encostas das serras aparecem 82 cachoeiras dos vários córregos e ribeirões que atravessam o vale, sendo as mais atraentes as cachoeiras do Roncador e do Escorrega macaco.
Da serra de Taquarussu tem-se a vista do vale onde está o Distrito de Pedro Paulo. O vilarejo recebeu o nome do seminarista Pedro Paulo que, em férias por Taquarussu, todas as tardes subia ao topo da serra e sobre uma pedra tocava saxofone e entoava canções que eram ouvidas em todo o vale.
O Parque Cesamar, um dos pontos verdes da cidade, tem pista de cooper, pista de skate, pista de bicicross, aparelhos de ginástica, bar, restaurante, piscina com cascata, trilha para caminhada e um lago formado pelo córrego Brejo Comprido.
O Pólo Ecoturístico da Serra do Lajeado é um mundo de aventuras e atrações ecológicas, com vários córregos e mais de 100 cachoeiras de águas cristalinas. A serra está também repleta de grutas, cavernas e sitios arqueológicos, trilhas e caminhadas, locais de escalada, parapente, montain bike e cavalgada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário