terça-feira, 16 de agosto de 2011

Campina Grande, o maior polo tecnológico da America Latina



“Só deixo o meu Cariri no último pau-de-arara”. Homenageada em canções pelo mestre Luiz Gonzaga, a região do Cariri na Paraíba abrange várias cidades repletas de vida e história, como Campina Grande, a cidade mais dinâmica do nordeste.

Conhecida por sua famosa Festa de São João, que é considerada a maior festa do gênero do mundo, também é considerada pela revista norte-americana Newsweek como o maior polo tecnológico da América latina por seu grande destaque no setor de informática e desenvolvimento de softwares.





A cidade que existe desde 1697, nasceu quando uma família desbravando o nordeste montou ali uma pequena vila. Quase 100 anos depois, foram construídas algumas casinhas de taipa formando a primeira rua. Apesar de ter sido nomeada como Vila Nova da Rainha, as pessoas do local continuaram a se referir ao local como Campina Grande.

O Açude Velho, cartão postal de Campina Grande, foi criado porque na região só existiam pequenos riachos. Logo depois surgiram o Açude Novo e o Açude Bodocongó. Foram esses açudes que ajudaram no desenvolvimento da cidade que pode resistir à grande seca do nordeste em 1848.

Até os anos de 1940 Campina Grande era a 2ª. maior produtora de algodão no mundo, ainda que o algodão viesse de outras cidades para ser beneficiado. Quando a Universidade Federal da Paraíba conseguiu comprar o primeiro computador do nordeste, um mainframe IBM de 500.000 dólares, criou-se uma tradição na área de computação. Hoje existem na cidade dezenas de empresas produtoras de software, o que a tornou reconhecida em todo o mundo.



Cidade do agreste paraibano, Campina Grande é um lugar de gente festeira e alegre, com muitos eventos durante o ano. O mais autêntico Forró ao pé da Serra faz parte da cultura da cidade e as festas juninas no mês de junho é um de seus melhores eventos.

É no Parque do Povo que acontece a maior Festa de São João do mundo com centenas de bares e restaurantes, palco de shows, apresentação de grupos folclóricos e quadrilhas, palhoças e pistas para dançar forró que são um teste para o fôlego de turistas, porque para os campinenses o forró pé de serra corre solto noite adentro...


Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores