domingo, 27 de fevereiro de 2011

Serra da Piedade, um ponto de astronomia e fé


Serra do Sabarabuçu ou Serra da Piedade, localizada na cidade de Caeté próximo a Belo Horizonte, está ligada às lendas das minas de prata que desde final do século 16 atraiam aventureiros que acreditavam que naquele local havia abundância de prata. Na verdade, havia apenas uma igreja e alguns eremitas que moravam no local.







Nos anos de 1800 um sábio francês passou vários dias na serra e descobriu uma mulher penitente que morava por ali e dizia entrar em transe e receber mensagens xamânicas. Naquele período a instituição da serra esteve na mais completa decadência, entregue a fanáticos e charlatões, mas a capelinha se manteve.




A Capela Nossa Senhora da Piedade foi construída por volta do ano 1700, um local de romarias e vinculada a muitas lendas. Hoje existem estradas asfaltadas, mas nas décadas de 1960 os romeiros iam à igreja subindo a ingreme serra a pé. Toda região foi declarada patrimônio histórico de Minas Gerais sendo proibida a degradação da área.

Ali também estão os radares do CINDACTA - Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo que faz parte
das Unidades da Força Aérea Brasileira e executam as atividades de controle do tráfego aéreo comercial e militar, além da vigilância do espaço aéreo e comando das ações de defesa aérea no Brasil.



Mas é no topo da serra que está reservada uma das mais fascinantes experiências, o Observatório Astronômico da UFMG que faz parte do departamento de física da Universidade Federal. Sua posição privilegiada permite observar e monitorar corpos celestes e um sábado de cada mês ou durante algum evento astronômico importante, abre suas portas para receber gratuitamente o público interessado em astronomia, com seus grandes telecóspios.




É impossível não se encantar com o céu coberto de estrelas e ver, bem de perto, planetas e constelações. Para quem gosta de observar as chuvas de estrelas cadentes, a melhor época é quando não há a lua brilhante no céu, ou seja, quando a lua está na fase minguante ou nova. Na lua cheia, a luz da lua espalhada nas partículas e na umidade da atmosfera, diminui o contraste do céu dificultando ver os meteoros menores e tornando menos intensos os maiores. As próximas chuvas de estrelas cadentes mais intensas previstas para 2011 devem acontecer em: 
  • Liríades em 21 abril 2011
  • Eta Aquaríades em 05 maio 2011
  • Perséiades em 13 de Agosto 2011, durante a Lua Cheia
  • Draconíades em 8 de Outubro 2011
  • Orioníades em 21 de Outubro 2011
  • Leoníades em 17 de Novembro 2011
  • Geminíades em 13 de Dezembro 2011 durante a Lua Cheia
 
Telescópio e observação da Via Lactea

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

São Paulo, uma metrópole mundial



De uma vila pobre a uma metrópole mundial, assim é a história de São Paulo. Em 1554 chegaram no Brasil os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta e junto com grupo de 12 padres fundaram um colégio no alto de uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.

No barracão de taipa eles catequisavam os índios. Naquele dia a igreja católica celebrava a conversão do apóstolo Paulo de Tarso e por isso eles chamaram aquele pequeno vilarejo de Vila São Paulo, concentrando a população no Vale do Anhangabaú.




Pátio do colégio


O vilarejo São Paulo ficava distante da Vila Santos que era junto ao mar. Havia muitos obstáculos no caminho e era difícil a subida da Serra do Mar, além de que havia uma ameaça constante de ataque dos indios. Por ser uma região muito pobre, a população não podia comprar escravos e usavam os indios para os serviços braçais.





Na Mata Atlântica estava a grande quantidade de nascentes e córregos de onde se retirava a água para os tropeiros e era colocada em cântaros. Os jarros que armazenavam a água que eram colocados em prateleiras que eram chamadas de cantareiras, lugar de guardar os cântaros, dando assim o nome à Serra da Cantareira e ao Parque da Cantareira, considerado o maior parque urbano do mundo e que até hoje fornece água potável para a grande metrópole.





Quase 300 anos depois, no local onde está o monumento do Ipiranga, foi declarada a independência do Brasil e São Paulo cresceu ao sabor das extensas plantações do café. Com a chegada de muitos imigrantes, a cidade ganhou indústrias e arranha-céus tornando-se a 6a. maior metrópole do mundo.




São Paulo é a cidade mais multicultural do Brasil e uma das mais diversas do mundo com mais de 2 milhões de imigrantes de todas as partes do mundo e do nordeste do Brasil. Uma das colônias mais marcantes da cidade é de origem árabe.

Libaneses e sírios tornaram populares no Brasil o quibe, a esfiha e outros pratos de origem árabe, tendo sido também os criadores da famosa rua 25 de março, que em sua maioria eram comerciantes árabes.




No Brás, Bixiga e Mooca está a maior comunidade italiana do Brasil. Mais de 50% dos paulistanos são de descendência ou de origem italiana, o que tornou a 2a. cidade maior consumidora de pizza do mundo com 1 milhão de pizzas por dia. E foi devido à grande quantidade de italianos em São Paulo, com seu idioma italiano e dialetos, que influenciou na forma peculiar de falar do paulistano.




São Paulo possui o maior espaço asiático dentro do Brasil. Em São Paulo está a maior comunidade japonesa fora do Japão. Na Liberdade tem-se a sensação de estar no Japão, com suas lojas, restaurantes e letreiros escritos em japonês. No Brás, está a comunidade chinesa, no Bom Retiro e Aclimação está a colônia coreana, com seus restaurantes, lojas e mercearias coreanas.

São Paulo conquistou o mundo, atraindo imigrantes que formaram outras grandes comunidades, como a comunidade de portugueses, a colônia judaica em Higienópolis, a comunidade alemã em Santo Amaro, os espanhóis e lituanos na Vila Zelina e a comunidade armênia no Imirim.





São Paulo, que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, é terra que não para, que funciona dia e noite onde circula grande parte da riqueza do Brasil. Devido à proximidade do mar, a maritimidade é responsável por evitar dias de calor intenso no verão ou de frio intenso no inverno, tornando a cidade úmida e por isso chamada "Terra da Garoa". Quem convive com São Paulo já se acostumou às oscilações de temperatura e o paulistano não se importa com o clima.





Viver em São Paulo é acostumar-se com a pressa, com os congestionamentos de transito, com os ônibus e metrôs lotados. É trabalhar e ganhar dinheiro durante a semana, porque nos feriados e finais de semana os paulistanos querem curtir praia, boa gastronomia, lazer e diversão. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo"...



Parque do Ibirapuera
Autódromo de Interlagos

Museu do Ipiranga

Praça da Sé

Anhembi




terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Foz do iguaçu, a emoção das águas



Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, a cidade de Foz do Iguaçu é fascinante. Situada na fronteira entre Brasil e Argentina, quem caminha pelas passarelas a poucos metros da maior de todas as quedas d'água batizada de Garganta do Diabo, é impossível não se molhar e não se emocionar. 






Itaipu na língua guarani significa "a pedra que canta", fazendo referência à uma pequena ilha que havia perto da construção.  Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o rio Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura.

Alcançando uma largura de 2780 metros, sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.






O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65 metros. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, sendo sua largura total no território brasileiro de aproximadamente 800 metros e no lado argentino de 1900 metros. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros e, dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um numero superior a 100 nos períodos de média vazão.





A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a8.500 m3/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março, sendo 19 principais saltos

Cinco saltos estão no lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.




Usina Hidrelétrica de Itaipu

A cachoeira de Sete Quedas, era uma das mais fascinantes formações naturais do planeta, mas desapareceu quando do fechamento da barragem de Itaipu e foi inundada. Assim nasceu a Usina Hidrelétrica de Itaipu sobre o Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A maior usina geradora de energia do mundo, foi considerada em 1996 como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. 

Desde 2002 a Usina de Itaipu pode ser visitada à noite. Com o show de luzes, o visitante pode verificar cada detalhe da obra de concreto, principalmente o formato de catedrais da barragem. No Mirante Central foi instalado um sistema de sonorização e telas de projeção para exibição de um filme sobre a construção de Itaipu, com duração de 6 minutos. 





Ponte da Amizade

A Ponte da Amizade, que passa sobre o rio Paraná, liga a cidade de Foz do Iguaçu no Brasil a Ciudad del Este no Paraguai. O fluxo constante de carros e pessoas que passam pela ponte tem o interesse de fazer compras em Ciudad del Este
.
Famosa pelos seus preços e variedade de produtos, centenas de lojas fazem com que milhares de compradores cruzam a fronteira entre o Paraguai e Brasil todos os dias. A maioria das lojas aceitam pagamentos em real e dólar, calculados pela cotação do Paraguai. Não existe tarifa de entrada, mas existem impostos em compras que ultrapassam U$300 por pessoa.







O Marco das Três Fronteiras é o obelisco que simboliza a fronteira territorial entre Paraguai, Brasil e Argentina. A demarcação tem o objetivo de representar igualdade e respeito entre as três nações. Inaugurado em 1903, foi criado por Marechal Cândido Rondon e Dionísio Cerqueira. 




 






sábado, 12 de fevereiro de 2011

Porto Alegre, terra do chimarrão




Porto Alegre é uma cidade de contrastes e diferenças que convivem bem. Multicultural por natureza, ao longo dos séculos a cidade acolheu imigrantes de todo mundo resultando em múltiplas expressões e variadas faces. Terra de grandes escritores, intelectuais e artistas, dessa terra surgiram grandes políticos que marcaram a história do Brasil.




 

Passear por Porto Alegre é caminhar pelo Parcão ou tomar mate no Parque da Redenção, enquanto jovens confraternizam nos bares da Cidade Baixa e senhoras compram peixes no Mercado Público. Terra do chimarrão, do churrasco de fogo no chão, das delicias do café colonial e dos chocolates, a cidade é a mistura dos carros que cortam a velha avenida Borges de Medeiros e dos barcos que costeiam o Cais do Porto. Este é o cartão postal de Porto Alegre.

A cidade ganhou expressão internacional através dos jogadores de futebol como Pato, Ronaldinho gaúcho e a supermodel Gisele Bündchen entre outras grandes celebridades. Um jeito prático e especial para conhecer a cidade e descobrir suas melhores atrações é a Linha Turismo, um ônibus com o segundo andar aberto que percorre os principais pontos turísticos com guias turísticos que indicam as belezas da capital gaúcha e contam a história de cada lugar.
  
 
 
Porto Alegre está situada às margens do Guaíba, que uns chamam e rio, outros de lago ou de estuário. E foram as águas do Guaíba que ajudaram no crescimento da cidade e fazem parte da paisagem, da cultura e do nome da cidade. Antigamente a cidade era conhecida como Porto de Viamão, passando a ser chamada de Porto Dorneles quando a região foi concedida ao português Jerônimo Ornellas em 1740.
 
Quando chegaram os primeiros casais açorianos na região, passou a ser chamada de Porto dos Casais. E depois de tornar-se capital da região em 1773 passou a ser chamada de Porto Alegre. Uns dizem que o nome deve-se à beleza do Guaiba, mas é mais provável que seja devido ao povo alegre e de coração aberto que recebia as pessoas com um sorriso nos lábios e pelas alegres festas, que se tornaram uma tradição gaúcha.
 
 
 
 

 
 
 

Praça da Matriz: A Praça da Matriz é o coração da cidade e o centro político. Chamada antigamente de Largo do Palácio ou da Matriz, no entorno da praça estão diversos prédios de importância histórica e social para a cidade, tal como o Palácio Piratini, o prédio da Assembleia Legislativa, o Palácio do Ministério Público, o Palácio da Justiça, alguns casarões antigos, importantes espaços culturais e a Catedral.
 
No centro da praça está o monumento dedicado a Júlio de Castilhos que foi em 1891 um político do Rio Grande do Sul. A casa onde ele morava nas imediações da praça foi transformada no Museu Júlio de Castilhos, que é o mais antigo do Rio Grande do Sul. No acervo estão preservadas mais de 10.000 peças históricas de várias épocas. No pátio estão canhões que pertenceram à esquadra do grande herói Giuseppe Garibaldi.
 
A Catedral, que dá nome à praça está ligada à origem da cidade, teve início em 1753 quando era apenas uma pequena capela. Foi ampliada quando Porto Alegre tornou-se a capital do estado e só foi concluída catedral em 1986. A cúpula da catedral que se destaca na paisagem tem 75 metros de altura, sendo uma das maiores do mundo. Os três painéis de mosaico na fachada foram executados nas oficinas do Vaticano.
 
 
Igreja Nossa Senhora das Dores

 
Entre as diversas igrejas em Porto Alegre, a mais antiga é a Igreja Nossa Senhora das Dores de 1807, que se destaca por sua fachada com diferentes tendências arquitetônicas e sua longa e imponente escadaria. A obra demorou 97 anos para ser concluída. Segundo lendas, um escravo que trabalhava na obra foi acusado injustamente de roubo. Devido a isso ele rogou uma praga: que seu senhorio jamais veria a obra acabada. Coincidência ou não, a igreja só foi concluída após a morte do senhorio.
 
Outra muito antiga é a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de 1880, que manteve suas características iniciais originais. Um detalhe interessante acontece na Igreja de Nossa Senhora da Pompéia. A cada domingo a missa é celebrada num idioma diferente como Português, italiano, espanhol, alemão e coreano. Isso visa atender às diversas etnias da cidade, que também deram origem às igrejas evangélica, luterana e outros templos religiosos.
 
 
 

 
O Theatro São Pedro faz parte da moldura da Praça da Matriz, tendo grande valor histórico e considerado um dos mais belos do Brasil. Construído em 1858 em estilo barroco português, internamente é luxuosamente decorado com ouro e veludo. Além do espaço teatral há ainda o Café do Theatro, que tem uma sacada com mesas ao ar livre e vista para a praça.
 
Sua originalidade está nos cardápios temáticos inspirados nas peças em exibição. Atualmente o espaço ampliado é o maior complexo cultural da América latina. Nas imediações da praça está a Pinacoteca Ruben Berta, que é um bonito casarão e contém um relevante acervo de obras de arte doado à cidade pelo empresário Assis Chateaubriand.
 
 
 
 
 
Avenida dos Andradas/Rua da Praia: Muitas ruas, parques e outros locais de Porto Alegre são mais conhecidos por nomes populares. Uma dessas ruas é a Avenida dos Andradas, que é a rua mais antiga da cidade. Antigamente ela situava-se às margens do Guaíba, por isso era chamada de Rua de Praia. Devido a obras de aterramento a Rua da Praia hoje está no centro de Porto Alegre, mas continua sendo chamada Rua da Praia.
 
É nessa rua que está a Casa de Cultura Mario Quintana, que é um dos mais completos centros culturais do Brasil e da América Latina. Está instalada no antigo e elegante prédio do Hotel Magestic, que foi construído entre os anos de 1910 e 1933. Foi o primeiro prédio em concreto na cidade, tendo duas salas de teatro e cinco salas para apresentações artísticas.
 
Um corredor de paralelepípedos liga a rua da Praia à rua 7 de setembro, sempre movimentado pelos frequentadores do aconchegante Café dos Cataventos. O nome do café foi inspirado no primeiro livro de poesias "Rua dos Cataventos" do excêntrico poeta brasileiro Mario Quintana, que morou no Hotel Majestic por quase 15 anos. 
 
 
Praça da Alfândega
Feira do livro
 
 
 
 
 
 
Praça da Alfândega: Outro lugar de destaque é a Praça da Alfândega, que é famosa por suas grandes paineiras, ipês e jacarandás, onde estão os suntuosos edifícios ocupados pelo Centro Cultural Santander, o Museu de Arte/MARGS e o Memorial de Cultura e Memórias Gaúchas. Em meados de outubro, quando é realizada a Feira do Livro, a praça se transforma em uma grande livraria com centenas de bancas de editoras sendo a maior feira de livros da América Latina.
 
 
 
 
bistrô
 

Num dos imponentes prédios da Praça da Alfândega está o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, conhecido como MARGS. Construído em 1913, o prédio tem vitrais, mármores, ornamentos e um dos acervos mais importantes do país.

A arte gaúcha do século 20 é a base da coleção, com diversas obras de importantes artistas. Tal como os grandes museus europeus, na Loja do MARGS há venda de catálogos e livros de arte. Um detalhe interessante é o acolhedor bistrô ao lado do MARGS, que tem no cardápio pratos que levam nomes de importantes pintores.
 
 
Santander Cultural

Café no cofre
 
Nos três andares do Santander Cultural, a arquitetura externa neoclássica contrasta com a modernidade do interior onde acontecem exposições temporárias de arte contemporânea, shows de música popular, sessões de cinema e mostras de arte. O prédio, que foi construído em 1932 para ser a sede do banco, tem no subsolo antigos cofres que foram transformados em sofisticados cafés e restaurante. As escadarias de mármore conduzem a um grande salão central iluminado por uma claraboia com magníficos vitrais de origem francesa.
 
 

Mercado Público

 
 

 
Essa é uma região de belos casarões e interessantes construções históricas, como o Mercado Público de Porto Alegre que é um mundo de tradição, diversidade e beleza ligado à memória e ao imaginário da cidade. Construído e inaugurado em 1869 sobre o 1º aterro da cidade onde havia um modesto comércio, o belo prédio do mercado reúne produtos típicos, especiarias, artesanato, lojas de vinhos e cachaçaria, pães, peixes e milhares de outros produtos.
 
É o maior centro de compras da cidade e neste festival de cheiros, cores e sabores não faltam cafés aconchegantes, famosos sorvetes caseiros, comidinhas de bar e uma culinária variada de restaurantes centenários. O prédio histórico erguido na época da escravidão guarda muitas crenças e lendas, que podem ser conferidas no Memorial do Mercado. Após um incêndio que consumiu parte da estrutura, recentemente o mercado foi reformado.
 
 
Prefeitura

entrada da prefeitura
fonte da prefeitura
  
 
A rica burguesia dos anos de 1900/1930 deram a Porto Alegre construções suntuosas e cheias de decorativismos, que se vê entre outros no prédio da prefeitura ladeado pelos leões de mármore. Situada nas imediações da grande praça do mercado, tem à sua frente uma linda fonte de azulejos decorados e uma placa comemorativa.
 
 
 
antiga Cervejaria Bopp


prédios da Livraria e da Riachuelo
 
 
prédios da Tumelero e Confeitaria Rocco
 
 
Um dos antigos e famosos prédios de Porto Alegre é o da antiga Cervejaria Bopp de 1881, que hoje é parte de um shopping. Outro é o prédio da antiga e famosa Confeitaria Rocco, que foi construída pelo italiano Nicolau Rocco. Na fachada sobressaem os enormes atlantes, que lembram os telamons da famosa Casa degli Omenoni em Milão. 
 
 
 
cais do porto
cais do porto
 
Orla do Guaíba: Do mercado chega-se à orla do Guaiba, de onde partem vários barcos que fazem passeios pelo Guaíba e canais do Delta do Jacuí, com suas várias ilhas, canais, pântanos e charcos que se formam no encontro dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí. São as águas que passam pelo Delta que formam o lago Guaíba, cujas águas seguem para a Laguna dos Patos e daí para o Oceano Atlântico.
 
Saindo de diferentes lugares e com diferentes trajetos, os passeios de barco oferecem uma vista pouco usual da cidade e uma das mais belas vistas da capital gaúcha, além dos grandes armazéns amarelos do Cais Mauá que ressaltam a origem portuária da cidade. O extenso porto é dividido entre os cais Mauá, Navegantes e Marcílio Dias por onde transitam alguns navios de carga, já que grande parte está desativada. 
 
 

Museu Iberê Camargos
Gasômetro



Na orla do Guaiba está o Museu Iberê Camargos, uma grande construção em concreto branco que preserva mais de 4.000 obras do grande pintor brasileiro Iberê Camargo. É também o local da Usina do Gasômetro ou simplesmente Gasômetro, que funciona como um centro cultural com auditórios e galerias de arte.
 
Há muito tempo esse local era uma antiga usina de geração de energia, que na verdade era movida a carvão e foi desativada em 1970. A usina termelétrica foi inaugurada em 1928, tendo sido chamada de Gasômetro devido à proximidade com a antiga Usina de Gás. A chaminé de 117 metros foi construída em 1937 para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem.
 
 
por do sol no calçadão
 
O Gasômetro e o Calçadão da praia de Ipanema são considerados lugares especiais para contemplar o por do sol do Guaíba, cantado em prosa e verso como um dos mais lindos do mundo.

O Calçadão é um dos lugares para passear, caminhar, praticar esportes e andar de bicicleta. Até 1930 não existia nada no local, até que um apaixonado pela praia de Ipanema no Rio de Janeiro deu início a uma casa de veraneio. Logo apareceram outras transformando o local num bairro arborizado à beira do lago Guaíba.
 
 
Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus
vista panorâmica de Porto Alegre
 
Morro da Pedra Redonda: Outro bairro dessa região é a Pedra Redonda, que foi denominado devido ao formato das rochas encontradas na orla. A praia é imprópria para banho, mas predominam os condomínios de alto padrão. Desse ponto chega-se até o alto do Morro da Pedra Redonda de onde se tem uma majestosa vista panorâmica de 360º de Porto Alegre, com seus morros, enseadas e ilhas do Lago Guaíba até o Farol de Itapuã.
 
No alto está a Igrejinha de Nossa Senhora Mãe de Deus, que é a santa padroeira de Porto Alegre. Foi projetada para resistir aos fortes ventos, tendo vitrais que lhe proporcionam transparência e telhados inclinados até o nível do solo. No altar existem grandes imagens sacras esculpidas na Itália em madeira maciça de tília. O campanário e outras instalações para o público estão em separado do santuário, que em épocas de romaria realiza celebrações ao ar livre.
 
Também pode-se vislumbrar a cidade do alto do Morro Santa Tereza e do Morro do Turista que tem uma vista espetacular da região metropolitana. No Morro do Osso, da zona sul há resquícios preservados de um antigo cemitério indígena. É do alto que pode-se distinguir os amplos espaços verdes de Porto Alegre que são motivos de orgulho dos porto-alegrenses, que circulam por esses locais, faça frio ou calor munidos de seu kit chimarrão: cuia, bomba, garrafa térmica e erva.
 
 
Parque Moinhos de Vento ou Parcão

 
Parcão: O Parque Moinhos de Vento, também chamado Parcão, está no sofisticado bairro Moinhos de Vento que teve seu nome originado dos grandes moinhos que transformavam o trigo em farinha.
 
Centenas de pessoas usam o parque para a prática de esportes e cooper em suas áreas arborizadas, tendo a administração uma réplica de moinho cercada por um largo artificial com pequenos animais, uma mini-cascata e divertimento para as crianças. Fim de semana no Parcão é sinônimo de gente bonita, rodas de chimarrão nos gramados e muita descontração.
 
 
Parque Farroupilha ou Redenção

 
Parque da Redenção: No centro, o famoso Parque Farroupilha é popularmente conhecido por Parque da Redenção, assim chamado em homenagem à libertação dos escravos e por ter sido Porto Alegre a primeira cidade do país a abolir a escravatura. Em 1935, em homenagem aos cem anos da Revolução Farroupilha, o nome do parque mudou para Farroupilha mas para o povo gaúcho continuou sendo Parque da Redenção.
 
É o mais tradicional ponto de lazer e de convivência, sendo um dos locais preferidos para manifestações culturais de rua. Nos finais de semana muitas pessoas passeiam na enorme área repleta de monumentos, recantos temáticos, um grande lago, pista de atletismo e jogo de bocha.
 
O Parque oferece um irresistível passeio entre as centenárias árvores e espécies nativas, sobretudo durante a primavera quando os ipês roxos e amarelos sublimam a paisagem do local. Dentre os valiosos monumentos, há uma fonte luminosa que foi produzida em Nova Iorque e um arco do triunfo em homenagem aos mortos da Segunda Guerra Mundial.
 

 
Brique da redenção

 
É na Redenção que fica o pitoresco Mercado Bom Fim, com lojas de artesanato, produtos naturais, bares, restaurantes, floriculturas e uma loja de produtos da comunidade indígena gaúcha que vende artesanato dos povos Caigangues e Mbyá Guaranis. Aos sábados acontece a Feira Ecológica com a comercialização de produtos naturais. Aos domingos torna-se um dos pontos mais tradicionais e visitados da capital.
 
Mais do que um brechó ou uma simples feira, o Brique da Redenção faz parte do patrimônio cultural da cidade. Chamado antigamente de Mercado das Pulgas, é o lugar que reúne famílias, casais e tribos exóticas que transitam na área para tomar um chimarrão. Eles são a plateia de capoeiristas, músicos e artistas de teatro que fazem do movimento do lugar o palco para apresentar esquetes de peças em exibição na cidade.
 
Um ponto alto do brique são os artesanatos, antiguidades e quitutes nas 300 tendas montadas ao longo da avenida arborizada. O Brique é a expressão das raízes e da tradição gaúcha, que aparece nas obras de centenas de artistas. Há quem simplesmente vai ao brique para estar cercado da aura mística que reúne pessoas de todas as classes e crenças para desfrutar momentos de convivência. Alguns vão em busca do inesperado, porque no brique sempre há algo de novo capaz de surpreender e é sempre um mistério a ser desvendado.
 
 
Museu de Ciência e Tecnologia
Museu de Ciência e Tecnologia
 
Jardim Botânico: Nas imediações do Jardim Botânico, que é um dos cinco maiores do Brasil, existe um lugar muito interessante que estimula a curiosidade. É o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, um verdadeiro parque temático contendo 800 experimentos científicos e tecnológicos. Equipamentos interativos e muitas engenhocas estão expostas em três andares, onde muitas adultos e crianças se divertem descobrindo conhecimentos surpreendentes.
 
Um dos destaques é o Giroscópio Humano, que dá a sensação de estar flutuando em um ambiente sem gravidade. O Show de Eletricidade de Van de Graaff expõe a eletrostática de forma prática e interativa. A Casa Genial é uma residência completa, que ensina e incentiva a utilizar a energia elétrica de forma racional. O MCT disponibiliza noções de economia e atitudes ecologicamente corretas. Física, química, comunicação, seres vivos, universo e tecnologia estão reunidos nesse espaço, que em horários específicos tem sessões de cinema 3D.
 
 
avenida da orla
estádio Beira Rio de Porto Alegre
 
Estádio: Depois de tomar um chimarrão na Redenção, seguindo pela avenida da orla chega-se ao Estádio Beira Rio onde serão realizadas algumas partidas da Copa do Mundo 2014. Porto Alegre receberá as delegações provenientes da França, Honduras, Austrália, Holanda, Coreia do Sul, Argélia, Nigéria e Argentina. 

O estádio foi totalmente reformado e ganhou uma elegante estrutura em forma de gomos. A rivalidade futebolística faz parte da cultura local, que tem o Grêmio e o Internacional como as maiores equipes da cidade. Na torcida se faz vibrante a alma campeira.
 
 
Monumento gaúcho

 
Parque da Harmonia: Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul e dos Pampas, que são as extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil. Em frente ao terminal do Aeroporto está o monumento que representa o gaúcho em trajes típicos, sendo o símbolo do folclore e da cultura gaúcha. E o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também chamado de Parque da Harmonia, é destinado à cultura tradicionalista.
 
No parque há amplos espaços para lazer e locais para fazer um churrasco, que é tradicional aos domingos. Em setembro é onde se realiza o evento conhecido como Acampamento Farroupilha, que nasceu junto com a criação do Parque da Harmonia. É uma das maiores festas folclóricas do Brasil, que reúne diversos aspectos da tradição campeira gaúcha como o fogo de chão, danças de invernada, dança dos facões e a chula embalada pela gaita e violão.
 
  
 

 
 
 
Tradições: Nos Pampas nasceu o gaúcho, uma figura histórica dotada de bravura e espírito guerreiro. Resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras entre os reinos de Portugal e da Espanha, a lendária Guerra dos Farrapos em 1835 teve início na capital no local da Ponte de Azenhas. Embora o conflito tenha sido sufocado, foi marcante na história do gaúcho que hoje celebra com desfiles o seu mito.

Gaúchos estão sempre prontos a cevar um mate e compartilhar sua hospitalidade, enquanto aguarda o churrasco
de costelão para mais uma vez partilhar o pão. Porque ser gaúcho não é uma questão de geografia, mas antes de tudo uma filosofia de vida. Erva da boa, cuia amansada, bomba de prata e água bem quente. Fervendo, nunca. E aí põe na roda e gira, se mudar o sentido dá briga. Chimarrão esquenta o frio, esfria o calor e cura ressaca. Se abanque e mateie, tchê! Assim é o convite para tomar chimarrão. Bah! barbaridade tchê.

 

 



Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores