terça-feira, 13 de março de 2012

Acari, a cidade mais limpa do Brasil



Originada pela expansão de fazendas de gado ao longo dos rios da região, a pequena cidade de Acari no Seridó Oriental do Rio Grande do Norte possui o título da "Cidade mais limpa do Brasil".





Dizem que o hábito de manter a cidade limpa provém de uma resolução em 1835 que obrigava cada morador manter a frente de suas casas limpas, sob pena de pagar uma multa. Com o tempo, a obrigação criada na época do Império se tornou uma consciência sendo motivo de orgulho para quem mora em Acari.













Considerada um patrimônio histórico, em Acari estão várias igrejas do século 18 e o Museu Histórico com um acervo a respeito do modo de vida do homem sertanejo em suas diversas manifestações.




Com localização privilegiada, numa bela paisagem sertaneja de montanhas e rochedos, Acari tem como atração principal a barragem do Açude Gargalheiras, uma parede de concreto com altura de 25 metros e extensão de 250 metros construída em 1959.

O açude é responsável pelo abastecimento de água e irrigação para a cidade e outros municípios vizinhos. Os dados atuais revelam que o açude que integra a bacia do Piranhas-Açu tem capacidade aproximada para 40 milhões de metros cúbicos cobrindo uma área de 780 hectares.





O Gargalheiras situa-se numa região rochosa propícia à prática de rapel além dos passeios de barco pelo açude. Na parte mais alta da região do açude está localizada a Pousada Gargalheiras com um mirante natural que proporciona uma bela vista da represa e da cachoeira que se forma no vertedouro durante o período de muitas chuvas entre março e maio de cada ano. A sangria do Gargalheiras é um evento esperado e comemorado sempre que começa o período chuvoso no Rio Grande do Norte, um espetáculo que mostra a força e a beleza das águas.



Um comentário:

Lavínia Nóbrega disse...

Nas redondezas do Gargalheiras tem montanhas?? Não,senhora..No Brasil não existe montanhas, aquela região é cheia de serras, apenas serras e rochas :)

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores