sexta-feira, 26 de maio de 2023

São Tomé das Letras, a cidade mística (parte 2)

 


Destacam-se em São Tomé das letras as suas diversas cachoeiras, que oferecem um banho refrescante no verão, mas também maravilhosos cenários dentro da mata. 

São mais de 30 opções, tendo mais destaque as Cachoeiras: Vale das borboletas, Eubiose, Paraíso, Lua, do Flavio, Véu da Noiva, Antares e Shangrilá. Grandes ou pequenas, cada uma tem uma beleza peculiar. 

A melhor época para conhece-las é entre abril e setembro, pois nesse período as cachoeiras estão mais cheias, já que as chuvas do final do ano até março enriquecem a paisagem. 






Vale das Borboletas: Esse é um lugar que parece encantado. Com três suaves quedas d’água, elas formam um pequeno lago. Dependendo da época, diversos poços se formam entre as pedras. 

Repleta de samambaias, nesse lugar deslumbrante muitas borboletas aparecem lá, por isso é chamado Vale das Borboletas.  Há também uma gruta, toda decorada pelas samambaias. 

Para quem não acha nada esquisito, tem umas pingas misturadas com aranha e cobras só para provar. O local costuma ficar cheio nos finais de semana e feriados. 






Cachoeira Eubiose: Com águas cristalinas e uma queda d’água de 15 metros de altura, a Cachoeira Eubiose é conhecida por sua beleza natural. No curso das águas encontram-se outras quedas, conhecidas como Pocinhos, Suíça e Paraíso. 

O nome “Eubiose” está relacionado com uma filosofia que visa a harmonização do ser humano com o Divino, por isso dizem que suas águas oferecem vitalidade, energia e poder.





Cachoeira Paraíso:  Paraíso é uma cachoeira que tem uma linda cascata sobre rochas e uma paisagem maravilhosa. O poço tem uma profundidade entre 2 a 3 metros de profundidade e uma prainha permite esticar sua toalha e curtir um sol. 





Cachoeira da Lua de Mel: Considerada uma das mais charmosas da região. É chamada Cachoeira da Lua porque durante a fase da Lua Cheia ela se torna maravilhosamente mágica. 






Cachoeira do Flávio: Ainda na zona rural, as quedas d'água da Cachoeira do Flávio mais parecem uma ducha. O poço não é fundo, e por isso é ideal para você ficar boiando enquanto sente a brisa da natureza. É ideal para crianças. 






Cachoeira Véu da Noiva: Em meio a uma mata, a Cachoeira do Véu de Noiva traz uma queda d’água fina de 25 metros e desemboca em uma bela piscina natural com 3 metros de profundidade. É uma das mais visitadas da cidade. 






Cachoeira Antares: Apesar de estar situada em um local mais distante, essa é considerada uma das mais bonitas cachoeiras da região. Inserida numa área de preservação em meio a uma linda mata, apesar dos 20 metros de altura da queda d´água, o poço é bem raso e super tranquilo para nadar. 





Cachoeira Shangrilá:  Cercada por flores e vegetação silvestre, no local há pinturas rupestres desenhadas em algumas pedras. Também conhecida como Vale do Maytréia, a cachoeira tem um córrego de águas límpidas.

Do alto da Serra do Pico do Gavião a queda d'água forma vários pocinhos deliciosos para mergulhar. Tem também uma pequena gruta. As pedras por onde a água passa são de quartzo rosa.






Pedra Furada:  Próximo a uma jazida de pedras está a Pedra furada, um monumento natural que foi esculpido pela natureza. Diz uma lenda que por ali viveu o curandeiro Chico Taquara, numa época em que era difícil consultar um médico e ter acesso a remédios. 

Ele curava as pessoas com ervas e de repente sumiu. No entanto, dizem que ele atende os doentes, se o pedido for feito encima da Pedra Furada. Em sua homenagem, existe uma escultura na praça que leva seu nome.





 
Parque Municipal Antônio Rosa: O parque Municipal é o atrativo mais visitado de São Thomé das Letras. Situado bem perto da cidade, no parque está o Mirante, a Casa da Pirâmide, o Morro do Cruzeiro, a Toca da Bruxa e a Toca do Leão, onde há sempre grupos de turistas.






Morro do Cruzeiro:  o ponto mais alto da cidade encontra-se o Morro do Cruzeiro. Com 4 metros de altura, o cruzeiro foi totalmente construído em madeira na época colonial. 

De um lado pode-se avistar o Mirante e do outro avista-se a Casa da Pirâmide. À frente surge um belo cenário de São Thomé e as montanhas. Dizem que o melhor desse lugar é acordar cedinho e apreciar lá do alto o nascer do sol...





Mirante / Casa de Vento: Outro ponto deslumbrante é o Mirante, de onde se pode observar toda a magnífica paisagem de São Thomé das Letras e região. 






Lá no alto está uma construção que seria uma residência, porém a obra foi embargada pela fiscalização e acabou abandonada. A Prefeitura fez uma reforma e transformou a estrutura em um ponto turístico, assim nasceu a chamada Casa de Vento, que oferece uma vista privilegiada.






Pedra da Bruxa: Encare a subida da Pedra da Bruxa. Os moradores de São Thomé das Letras dizem que você olhar bem para a pedra, consegue ver a silhueta de uma bruxa dessa pedra bem ao lado do mirante.

Segundo uma lenda, a bruxa se esconde entre as pedras e pode te derrubar com o vento que sopra bem forte lá do alto. Mas há quem não acredite em lendas e sobe até o topo da pedra para curtir mais uma vez a vista. 






Casa da Pirâmide: Situada a 1400 metros de altitude, a casa em formato inusitado de pirâmide tem janelas que foram abertas para quem quisesse observar as estrelas. 

Há portas de diferentes níveis que te levam para vários lugares da construção, mas o grande destaque fica por conta da vista deslumbrante. É incrível sentar bem no topo da pirâmide e contemplar o espetáculo da natureza. 






O cenário é de perder o fôlego.  A paisagem com muitas cores tem uma magia que traz muita paz de espírito e propicia momentos de reflexão, principalmente quando acontece o sagrado ritual do lugar: contemplar o por do sol. Acredita-se que esse é um dos momentos mais propícios para ver duendes, gnomos, bruxas e até mesmo discos voadores e extraterrestres!...



Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores