quinta-feira, 15 de junho de 2023

Holambra: a cidade das flores / parte 4

 



Eventos em Holambra

Considerada como uma das cidades brasileiras com maior índice de qualidade de vida e um dos principais roteiros turísticos do Brasil, Holambra mantem um clima de tranquilidade com muito charme. 

Para justificar o slogan: Holandra - turismo o ano inteiro, a Cidade das Flores mantém um diversificado calendário de eventos. Um deles é o Encontro Nacional de Motos e Triciclos, que atrai muitos apaixonados pelas máquinas. 



Competição Trekker Trek

Da relação próxima com a agricultura surgiu a competição Trekker Trek, uma competição de arrancada de tratores que demonstra a potência de tratores e a habilidade dos pilotos. O objetivo é carregar a maior quantidade de peso até 100 toneladas, numa pista de 100 metros. Vence quem puxar o maior peso, percorrendo a maior distância. 

Outra competição é a Gincana de Charretes da qual participam grupos de três a seis pessoas. Os competidores percorrem um trajeto pré-estabelecido, com paradas para cumprir etapas. Além da diversão, é um belo desfile de charretes enfeitadas com criatividade.  



Zezkamp

Para integrar as colônias holandesas no Brasil, anualmente é realizada a Zezkamp, uma espécie de olimpíadas que envolve atletismo, jogos e divertidas competições. Divertida também é a Corrida na Lama, uma tradição que vem da Holanda quando se realiza provas na zona rural durante o período de chuvas. 




Festa de São Nicolau

No final do ano, a festa de São Nicolau anima as crianças. Pela tradição, os Pedros Negros e seus assistentes correm pela cidade em novembro e espreitam pelas janelas das casas e escolas em busca de crianças desobedientes. 

Quem se comporta bem e é obediente ganha balas e as bolachinhas típicas, os "Pepernootjes". Em dezembro, São Nicolau visita a cidade levando além de balas  presentes, muito afeto e desejo de prosperidade.



Transporte coletivo

As principais atrações  turísticas de Holambra estão agrupadas numa mesma área, sendo portanto fáceis de serem acessadas. Os taxis custam um pouco caro, mas você tem a opção de utilizar o transporte coletivo que é gratuito. Essa iniciativa não só beneficia os moradores, mas atrai mais  visitantes. Para saber os trajetos e horários dos ônibus basta consultar no site da prefeitura.



Aluguel de bikes

Holambra carrega em sua história muita influência holandesa. Dessa forma, as bicicletas não ficariam de fora, já que na Holanda esse meio de transporte é tão utilizado por turistas e holandeses. A cidade possui boas ciclovias e também aluguel de bikes para quem quer dar um passeio de uma forma diferente.

Receptivos, como por exemplo a Holambrasil Turismo, fazem esse aluguel de bikes, com tours que passam pelas propriedades de flores. Para quem curte  pedalar bastante, há roteiros que variam de 25 a 30 km. Mas você pode alugar por algumas horas e ficar com bike por sua conta.




Nenhum comentário:

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores