sexta-feira, 26 de maio de 2023

São Thomé das Letras, a cidade mística




Não importa se você é um mochileiro em busca de aventuras ou um viajante que procura um lugar Zen para recarregar as energias. Tudo isso pode ser encontrado em São Thomé das Letras, uma pequena e modesta cidade de Minas Gerais, mas que oferece uma experiência única em meio à natureza.






Encravada no alto da Serra da Mantiqueira, a cidade encontra-se sobre um  grande depósito de pedras quartzito, que são muito utilizadas na construção das casas, quanto no calçamento das ruas. 






Há pedras por todos os cantos da cidade. Situada numa elevação de 1440 metros, seu ar rústico e tipicamente mineiro do interior é um excelente destino turístico para quem aprecia a natureza.  






Centro histórico: A cidade é pequena e muito simples. Sua origem está relacionada com as expedições dos bandeirantes, que no século 18 passaram por essa região procurando ouro e pedras preciosas. Os bandeirantes também capturavam os índios para serem seus escravos. 






Sabe-se que ali viviam os índios cataguás, que se sentiram ameaçados e nabandonaram a região. Ao final do século 19 a extração do quartzito, que posteriormente passou a ser chamada Pedra de São Tomé,  se tornou a principal atividade econômica da cidade, o que atraiu muitos moradores. 






Por toda a cidade há inúmeras pousadas, áreas de camping, restaurantes e lojinhas, mas principalmente na pracinha da igreja. Tudo é muito tranquilo e as lojinhas de artesanato tem muitos artigos esotéricos.






Cidade mística: Dizem que São Thomé é um dos sete pontos energéticos ou Chacras da Terra, o que atrai místicos, espiritualistas, sociedades científicas e alternativas, que a chamam de Cidade Mística. 

Pessoas que visitam a cidade afirmam que já sentiram essa energia. Ao fechar os olhos, eles conseguiram visualizar um portal iluminado e até puderam ouvir sons e as vezes músicas...






Igreja de Pedra: No centro da cidade, a pequena igrejinha de Pedra representa todo o charme e riqueza de São Thomé das Letras. Conhecida como Igreja Nossa Senhora do Rosário, foi construída em 1833 com pedra sobre pedra, sem usar nenhum tipo de argamassa.






Além da igrejinha, existem também tantas outras, que parecem terem sido construídas utilizando-se o mesmo processo, ou seja, sem nenhum material que servisse como liga entre as pedras. 






Centro da cidade: São Tomé permite desacelerar, pois não há pressa. Ali as pessoas andam pelas ruas com tranquilidade e há boa receptividade com os turistas. Para puxar conversa, basta pedir uma informação e contar de onde veio.

Se tocar violão, logo aparece um cara tocando flauta doce tirando musica na hora que aprendeu "de ouvido". Esse é o modo brejeiro de fazer amizades, seja nas pousadas, nos campings ou na pracinha. 






Igreja Matriz de São Thomé: Na Praça Barão de Alfenas encontra-se a maior construção da cidade, a Igreja Matriz de São Thomé, que foi construída em 1785 por escravos. 

Essa é uma das principais construções do período colonial de Minas Gerais. Em estilo barroco, a decoração interna foi pintada por um discípulo do brilhante escultor Aleijadinho.






Conta uma lenda, que no final do século 18 um escravo encontrou a escultura de São Tomé dentro de uma gruta, tendo junto uma carta que pedia a construção de uma capela. 

Por ser impossível que a carta tivesse sido escrita por qualquer escravo analfabeto, o dono do escravo leu a carta e mandou construir uma igrejinha junto à gruta.
  
Posteriormente a cidade passou a ser chamada São Tomé das Letras, devido às inscrições rupestres que ainda podem ser vistas na gruta, onde teria sido encontrada a escultura de São Tomé.






Gruta de São Tomé:  Ao lado da Igreja Matriz está a famosa Gruta de São Thomé, onde foi encontrada a imagem do santo e as inscrições rupestres que deram origem ao nome da cidade. 






O passeio pelo interior da gruta é rápido, mas no topo da gruta a maravilhosa vista prende os olhos dos visitantes por mais tempo. 

Além da Gruta de São Tomé, por toda região existem grandes formações rochosas e muitas outras grutas, como a Gruta do Carimbado, Gruta do Sobradinho e a Gruta do Labirinto. Embora estejam a alguns quilômetros do centro da cidade, esse é um passeio imperdível. 





Gruta do Carimbado:  Situada numa propriedade particular, a Gruta do Carimbado é famosa por suas lendas. Uns dizem que dentro dessa gruta vivem os Reptilianos, uma civilização intraterrestre que tem a forma de répteis. 

Outros dizem que a gruta teria um portal que permitiria chegar até Machu Picchu no Peru. Místicos dizem que, sendo este local um ponto de fortes energias telúricas, na gruta haveria um portal para outras dimensões. 

De qualquer forma, nenhuma das hipóteses poderá ser comprovada. Devido à degradação e por questões ambientais, essa gruta foi fechada em 2012 e não permite visitantes nem exploradores. 






Gruta do Sobradinho:  Com aproximadamente 100 metros de extensão, a Gruta do Sobradinho é uma das principais atrações de São Thomé das Letras. Situada no povoado de Sobradinho a 17 km de São Thomé das Letras, dentro dessa gruta com 6 metros de altura há pequenos lagos. 

Uma extensa escada leva até a entrada da gruta, que é muito escura. Na saída uma corredeira forma piscinas naturais. Após visitar a gruta, você pode ir até a Cachoeira do Sobradinho, cercada por rochas e por uma vegetação quase intocável. 






Pico do Gavião: Em Sobradinho também encontra-se o Pico do Gavião, que oferece uma visão maravilhosa da região. Com 1430 metros de altitude, no inicio do pico existe o famoso cemitério esotérico, uma região plana que recebe esse nome devido ao formato das pedras que lembram lápides de cemitérios. Desse ponto avista-se o Pico do Papagaio de Aiuruoca.






Gruta do Labirinto: Em Sobradinho também encontra-se a Gruta do Labirinto. Suas 8 entradas levam para lugares diferentes em seu interior, por isso tem o nome de labirinto. Com 3 a 6 metros de altura, várias saídas que levam a trilhas. Em seu interior encontram-se formações e cores infinitas, além de pequenos lagos. Dela sai uma bela corredeira que forma uma uma maravilhosa piscina. 





Poço das Esmeraldas:  Após visitar a Gruta do Labirinto, seguindo por uma curta trilha chega-se a dois poços: o Poço Verde e o Poço Azul. O Poço Verde é mais extenso e conta com uma faixa de areia, perfeita para relaxar. O Poço Azul é menor, mas igualmente delicioso para refrescar.

O Poço das Esmeraldas é perfeito para curtir a tranquilidade do lugar, que é cercado por rochas e vegetação árida. Antes do poço, o local servia de extração das Pedras São Tomé, que acabou atingindo o lençol freático. Isso acabou resultando no poço, que não é fundo, por isso é uma delícia mergulhar por lá.


 



Ladeira do Amendoim: Situada numa estrada de terra a 5 km do centro da cidade, basta colocar o veículo em ponto morto na Ladeira do Amendoin e ver a magia acontecer: ele se move sozinho... 

Alguns dizem que tudo é provocado por uma atividade magnética das pedras. Outros argumentam que tudo não passa de ilusão de ótica, pois a ladeira seria na verdade uma leve descida. 

De qualquer forma vale conhecer essa ladeira divertida. Uma curiosidade é a brincadeira de efeito magnético: correndo de costas, ao subir tem-se a sensação de que se está descendo e descendo é como se estivesse subindo. A estranha sensação é provocada pelos mistérios da física. O efeito é real e muito legal. 



continua na parte 2


2 comentários:

DEPARTAMENTO DE TURISMO disse...

Lindo adorei, muito bem montado.

jackson inacio de oliveira
chefe de setor de turismo
sao thome das letras

Lucia de Belo Horizonte / MG disse...

Obrigado por sua visita ao blog e seu comentário. Abraço Lucia

Quem sou

Nascida em Belo Horizonte, apaixonada pela vida urbana, sou fascinada pelo meu tempo e pelo passado histórico, dois contrastes que exploro para entender o futuro. Tranquila com a vida e insatisfeita com as convenções, procuro conhecer gente e culturas, para trazer de uma viagem, além de fotos e recordações, o que aprendo durante a caminhada. E o que mais engradece um caminhante é saber que ao compartilhar seu conhecimento, possa tornar o mundo melhor.

Seguidores